ser-eletricista-em-sao-paulo

Ser Eletricista em São Paulo, vale a pena?

São Paulo era vista como a terra das oportunidades. Isso há cerca de 30 anos atrás. Era comum ver pessoas saindo de seu lugar de origem e indo para São Paulo, a fim de conseguir mudar de vida e ter boas condições.

Muitos vieram e conseguiram se estabelecer e construir uma família. Outras não conseguiram se adaptar e acabaram voltando novamente. Enfim, São Paulo ainda é a maior cidade do país e possui facilidades para qualquer pessoa, no entanto, os tempos mudaram um pouco.

Atualmente, os contratantes estão cada vez mais rigorosos em relação à postura e currículo do candidato. Por isso, é exigido muito mais estudo e conhecimento. Contudo, a pergunta que surge em meio a tudo isso é, ser eletricista em São Paulo, vale a pena? Descubra abaixo.

Vantagens de ser um eletricista em São Paulo

Existem vantagens e desvantagens em ser um eletricista em São Paulo. Porém, neste tópico será abordado apenas os aspectos positivos dessa área.

A primeira vantagem em ser um eletricista em São Paulo é que tem campo para trabalhar. A elétrica é uma profissão que você pode exercer em vários locais diferentes, como, por exemplo: prédios, casas, carros, aviões, navios, indústrias e afins. 

Todos esses segmentos da elétrica podem ser exercidos em São Paulo. Por ser uma grande metrópole, você tem a oportunidade de atuar na área que sempre sonhou sem precisar se locomover do seu estado. 

Por exemplo, alguém que mora em cidade pequena, não vai conseguir ser um eletricista aeronáutico sem viajar para outro estado. Mas se você mora em São Paulo e quer trabalhar por aqui, então tem espaço.

Outra vantagem é que o piso salarial tende a ser mais alto. Cidades mais desenvolvidas costumam pagar mais pelos serviços dos profissionais. Logo, é possível obter uma boa lucratividade atuando como eletricista. 

Uma das maiores vantagens em atuar como eletricista em São Paulo é a oportunidade de se aperfeiçoar cada vez mais. Na capital existe uma infinidade de cursos profissionalizantes para aquele profissional que não gosta de se acomodar com um diploma apenas. Assim é possível trabalhar e estudar. 

São Paulo também oferece espaço para quem deseja atuar como autônomo, pois a quantidade de pessoas ou empresas é alta. Em lugares pouco desenvolvidos, uma das opções dos profissionais é vincular-se a uma empresa, devido a baixa demanda de trabalho. 

Contudo, na capital paulistana você tem a opção de trabalhar com carteira assinada ou por conta própria, pois ambas as opções concedem os recursos financeiros para sobreviver de maneira tranquila.

ser-eletricista-em-sao-paulo

Desvantagens de ser um eletricista em São Paulo

Não existem tantos aspectos negativos quanto os positivos, mas é importante abordá-los também.

O primeiro aspecto negativo é a concorrência. Cidades grandes oferecem muitas oportunidades, mas também exigem muito conhecimento do profissional. Um diploma não é mais um diferencial no momento da contratação. O que as empresas desejam é que os profissionais saibam de tudo um pouco.

Portanto, tenha em mente que se você quiser ter uma boa qualidade de vida, primeiramente é necessário investir tempo e dinheiro em conhecimento. Quanto mais você se aperfeiçoar, maiores são as chances de conseguir o emprego dos sonhos. 

Outro aspecto negativo é a locomoção. Trabalhar em cidade grande muitas vezes exige que se perca muitas horas apenas para chegar ao local de trabalho. Milhares de trabalhadores enfrentam ônibus e metrô lotados, a fim de trabalhar. Os que têm carros, enfrentam trânsito e congestionamento. 

Por isso, a locomoção muitas vezes pode se tornar um fator estressante. Se você deseja atuar como eletricista em São Paulo, saiba que vai ter que enfrentar muito estresse no dia a dia, apenas para se locomover. 

A necessidade de aperfeiçoamento é outro fator “negativo”. Como o mundo vem se modernizando, você precisa acompanhar esses passos, não apenas para se manter na frente de outros candidatos, mas para exercer a função de maneira correta. 

Não se utiliza mais técnicas de 5 anos atrás. Apenas algumas características são mantidas, mas em sua maioria, a elétrica se moderniza a cada dia. Atualmente, o uso de tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais comum, por isso, é importante sempre se atualizar. 

Esse não chega a ser um aspecto totalmente negativo, afinal, conhecimento nunca é demais. Mas saiba que isso será exigido de você. 

Esses são os aspectos negativos de ser um eletricista em São Paulo, contudo, as vantagens são muito maiores e mais recompensadoras. No mais, vale muito a pena ser eletricista em São Paulo.

Como se tornar um eletricista em São Paulo

A vantagem de morar em São Paulo é que você tem a oportunidade de se tornar um eletricista sem precisar pagar nada. Existem programas do governo que possibilitam que as pessoas estudem de graça. Porém, esses cursos gratuitos são para áreas mais comuns. Se você quiser se tornar um eletricista industrial, vai precisar pagar um curso.

O curso gratuito é apenas uma introdução à função em si, mas já pode ser um bom começo. Tudo que você precisa fazer é buscar onde existem cursos gratuitos de elétrica.

Porém, se você já quer começar numa área específica da elétrica, existem uma infinidade de escolas que oferecem esse tipo de capacitação. 

Faça uma pesquisa cautelosa, escolha a escola com mais reconhecimento e um valor mais acessível. Se formar em um local reconhecido é muito importante no momento da entrevista. Por isso, não tenha medo de investir em você mesmo. 

São Paulo oferece muitas opções de cursos, por isso, não será tão difícil encontrar uma que supra suas necessidades.

Por fim, a profissão de eletricista nunca vai sair de moda, muito pelo contrário, tende a crescer cada vez mais e trabalhar numa grande metrópole pode te ajudar a alcançar patamares cada vez mais altos. 

Mesmo em meio a pandemia, São Paulo ainda é a terra das oportunidades. As exigências são maiores que há 10 anos atrás, contudo, as recompensas também são melhores. 

Essas foram as vantagens e desvantagens de ser um eletricista em São Paulo. Agora é a hora de você analisar e tomar sua decisão.